sexta-feira, 27 de maio de 2016

Tese - Diferenças entre Tese e Dissertação

Tese significa posição, é uma tomada de partido para solucionar um problema, o problema da pesquisa. Fazer uma tese é sustentar uma posição a respeito de uma determinada questão em um determinada área de conhecimento. Sustentar cientificamente uma posição implica demonstrar uma determinada habilidade que é características de mestres: a habilidade de dissertar.

Existe uma pequena divergência entre defender uma TESE e DISSERTAR sobre um assunto. Aqui, o 'mestre' é colocado como aquele que está apto a dissertar, o que é correto. No entanto, o que ele escreve é uma dissertação. Tese, quem escrever é aquele estudante de pós-graduação que faz Doutorado.

PÓS-GRADUAÇÃO - Diferenças entre Lato Sensu e Stricto senso

Apenas para esclarecer uma confusão existente entre as duas nomenclaturas. Nem todos que fazem pós-graduação são Mestres ou Doutores.  Lato sensu compreende programa de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. No caso, quem faz pós-graduação Lato sensu obterá título de especialização ou MBA.

Stricto sensu compreende programa de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma. Aí sim, obterão os títulos de Mestres e Doutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário