O Clube do Imperador
Título original The emperor’s Club
Data de lançamento desconhecida
(1h 45min) (na verdade, o filme é de 2002)
Direção: Michael Hoffman
Elenco: Kevin Kline, Steven Culp, Embeth
Davidtz mais
Gênero Comédia dramática
Nacionalidade Eua
Considerado 4 estrelas pelo
público
A imprensa não emitiu comentários
SINOPSE E DETALHES
William Hundert (Kevin Kline) é
um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito
exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá
lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e
romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o
caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los
sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta
rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente
senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a
importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert
considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo,
chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre
Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.
Adoro Cinema
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Capa do vídeo
A partir do filme “O clube do
imperador”, discutir os conceitos:
- “Ética e moral”, no âmbito da
instituição escolar, do corpo docente, do corpo discente e da esfera
público/social.
1
A
relação professor/aluno na instituição à
o professor ao manipular as notas de um concurso favorece um aluno de moral
duvidosa – possui desvio de caráter adquirido ainda no berço – prejudicando outro.
A intenção do professor não era prejudicar o outro aluno, foi apenas uma
tentativa de resgate oferecendo ao aluno, filho do senador, a chance de ser uma
pessoa melhor.
.
A
relação aluno/instituição à
devido ao prestígio do pai do aluno, a instituição sugere que o professor
ignore a “falta de caráter” do aluno, ao perceber que este “colocava” um
concurso considerado importante na instituição à
conivência.
3.
A relação escola/sociedade à
relação política onde a primeira é sustentada através de doações. Portanto, a
lei do favorecimento que mostra exatamente o oposto do espírito da competição: “Que
vença o melhor”
Uma revisão dos conceitos de
credibilidade. Uma confirmação de que caráter e ética andam juntos. A revanche,
25 anos depois, só frustra ainda mais o professor, pois este novamente cola no
concurso com a ajuda do avanço tecnológico.
Ao explicar ao professor os seus
motivos, o aluno deixa de forma clara que caráter é algo que não tem a menor
importância.
Ética à O momento mais claro em que
ela surge, é quando o professor confessa ao aluno a sua falha do passado. Na
verdade, a maior demonstração de ética foi dada pelo aluno prejudicado.
O filme que você comentou e resenhou é massa, eguinho lindo! E o que você escreve, só posso dizer que é demais"!
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