quinta-feira, 19 de maio de 2016

O Clube do Imperador - Uma resenha crítica ou review

Como eu não me lembrava mais do filme, fui obrigada a assistir a alguns trechos e copiar e colar a ficha técnica e a sinopse. A resenha, que virá abaixo da sinopse é de minha autoria.

O Clube do Imperador
Título original  The emperor’s Club
Data de lançamento desconhecida (1h 45min) (na verdade, o filme é de 2002)
Direção: Michael Hoffman
Elenco: Kevin Kline, Steven Culp, Embeth Davidtz mais
Gênero Comédia dramática
Nacionalidade Eua
Considerado 4 estrelas pelo público
A imprensa não emitiu comentários

SINOPSE E DETALHES


William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.
Adoro Cinema

Capa do vídeo
A partir do filme “O clube do imperador”, discutir os conceitos:
- “Ética e moral”, no âmbito da instituição escolar, do corpo docente, do corpo discente e da esfera público/social.
1    
         A relação professor/aluno na instituição à o professor ao manipular as notas de um concurso favorece um aluno de moral duvidosa – possui desvio de caráter adquirido ainda no berço – prejudicando outro. A intenção do professor não era prejudicar o outro aluno, foi apenas uma tentativa de resgate oferecendo ao aluno, filho do senador, a chance de ser uma pessoa melhor.
.      
          A relação aluno/instituição à devido ao prestígio do pai do aluno, a instituição sugere que o professor ignore a “falta de caráter” do aluno, ao perceber que este “colocava” um concurso considerado importante na instituição à conivência.
3.  
   A relação escola/sociedade à relação política onde a primeira é sustentada através de doações. Portanto, a lei do favorecimento que mostra exatamente o oposto do espírito da competição: “Que vença o melhor”

Uma revisão dos conceitos de credibilidade. Uma confirmação de que caráter e ética andam juntos. A revanche, 25 anos depois, só frustra ainda mais o professor, pois este novamente cola no concurso com a ajuda do avanço tecnológico.

Ao explicar ao professor os seus motivos, o aluno deixa de forma clara que caráter é algo que não tem a menor importância.

Ética à O momento mais claro em que ela surge, é quando o professor confessa ao aluno a sua falha do passado. Na verdade, a maior demonstração de ética foi dada pelo aluno prejudicado.

Um comentário:

  1. O filme que você comentou e resenhou é massa, eguinho lindo! E o que você escreve, só posso dizer que é demais"!

    ResponderExcluir