sexta-feira, 27 de maio de 2016

Ensaio - o que é?

O ensaio é uma exigência da própria índole da meditação filosófica. É um meio de expressão característico da modernidade.

O ensaio envolve uma tomada de posição diante de um tema ou objeto de meditação. Explicita a subjetividade de seu autor e o compromete. É um exercício crítico de procura, e o que se procura são maneiras novas de olhar as coisas.

Um ensaio implica uma tomada de posição sobre um tema mas não exige sua comprovação segundo um método científico.

Tese - Diferenças entre Tese e Dissertação

Tese significa posição, é uma tomada de partido para solucionar um problema, o problema da pesquisa. Fazer uma tese é sustentar uma posição a respeito de uma determinada questão em um determinada área de conhecimento. Sustentar cientificamente uma posição implica demonstrar uma determinada habilidade que é características de mestres: a habilidade de dissertar.

Existe uma pequena divergência entre defender uma TESE e DISSERTAR sobre um assunto. Aqui, o 'mestre' é colocado como aquele que está apto a dissertar, o que é correto. No entanto, o que ele escreve é uma dissertação. Tese, quem escrever é aquele estudante de pós-graduação que faz Doutorado.

PÓS-GRADUAÇÃO - Diferenças entre Lato Sensu e Stricto senso

Apenas para esclarecer uma confusão existente entre as duas nomenclaturas. Nem todos que fazem pós-graduação são Mestres ou Doutores.  Lato sensu compreende programa de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. No caso, quem faz pós-graduação Lato sensu obterá título de especialização ou MBA.

Stricto sensu compreende programa de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma. Aí sim, obterão os títulos de Mestres e Doutores.

Arte e Ciência - observações importantes para trabalhos nessas áreas

Em ciências, os processos costumam ser tão importantes quanto os resultados. Tão importante quanto chegar à verdade é encontrar formas de medi-la.

Na arte, não há pretensão de replicação. A obra do artista não se justifica pelas técnicas empregadas mas pelos resultados alcançados. A principal diferença entre as formas de produção da arte e da ciência é a preocupação desta última com a continuidade da busca. Como afirmava Claude Bernard: "a arte sou eu, a ciência somos nós". A comunidade acadêmica dificilmente tolerará um trabalho de pesquisa que comece e termine por si mesmo, que não se preocupe em revisar o que os outros fizeram antes sobre o tema, nem se esforce em facilitar o caminho de quem venha depois a continuar a investigação.


Teses em Saúde Pública - Um breve resumo

No campo da atividade da produção científica, o conhecimento é produto, e o método é o caminho ou a forma para se chegar nesse produto. O método deve ser científico, porém, a forma de ensinar, de transmitir o método não tem porque o ser.

A proposta dos autores é que os leitores desenvolvam projetos menos rigorosos e mais passionais. A produção do conhecimento como uma arte, mesmo quando se trata de conhecimento científico, pois uma pesquisa se alimenta de paixão.

Metodologia de pesquisa se formula uma ampla série de questões que incluem elementos de epistemologia, estatística, lógica matemática, linguística, às quais se agrega um conjunto de técnicas e instrumentos qualitativos elaborados pelas sociais.

Alguns pesquisadores (alunos de pós-graduação) buscam sua consolidação através da sua copa, elevando-se para captar mais luz solar. Outros, ao contrário, buscam esse crescimento abaixo, se aprofundando sob o terreno e criando raízes. Os primeiros buscam qualificação, o segundo a especialização.

Pesquisar é produzir conhecimento

O projeto é o princípio, a gênese. Sugeriu-se que o princípio é a metade do todo, de modo que a formulação do projeto  tem um caráter estratégico, para o desenvolvimento final da pesquisa. O projeto é a concepção, a gestação, a gravidez da pesquisa. A função do projeto é dar garantias de que se chegará ao destino.

A pesquisa científica constitui um empreendimento artesanal. Pesquisar é viajar, partir em busca do conhecimento. O método é o caminho para o conhecimento.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Monografia Nota 10

Para quem está começando a trabalhar com a sua Monografia - TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Esta é uma boa forma de organizar as etapas do seu trabalho. No decorrer dos estudos, sempre surgem pontos interessantes que você pode ir anotando na hora para uma pesquisa mais aprofundada sem esquecer qualquer elemento importante para o seu trabalho. Pode utilizar juntamente com o fichamento, conforme levanta o material da pesquisa, sempre é legal ir anexando a anotações grampeando-as junto à ficha principal. 










Este trabalho faz parte da Consultoria Acadêmica - Monografia Nota 10, que você pode encontrar no endereço abaixo. Estou postando aqui, porque de repente o espaço no site ficou pequeno.
http://conteudocriativotextos.com.br/monografia-nota-10-orientacoes

terça-feira, 24 de maio de 2016

Dicas quentes de português

Hoje eu quero falar de um assunto muito sério: o rolo compressor que está destruindo o nosso idioma. Não falo especificamente do vocabulário utilizado nas redes sociais pelos jovens e até mesmo pelas pessoas de idade mais avançada. Falo mesmo dos erros ortográficos (sem falar de regência verbal/nominal, sem falar da gramática em si, pois daí eu enlouqueço), repito, falo mesmo da ortografia horrorosa de pessoas que trabalham na área da educação. É lamentável que pessoas que possuem acesso a tanto material didático, cometa tantas atrocidades com o nosso português. Então, hoje, vou dar algumas dicas para que não sinta a famosa vergonha alheia e para que você não se sinta um idiota quando alguém te corrige.

A ortografia, como é de conhecimento de todos é um organismo vivo, ela estabelece padrões para a escrita das palavras e está relacionada à origem e aos fonemas. É comum e ocorre com certa frequência alguns acordos na tentativa de unificar o idioma nos países em que ele é falado. 

Vamos falar hoje de HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS

Homônimos são vocábulos que possuem a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Parônimos são vocábulos com pronúncias parecidas, mas significados diferentes. Vamos a uma lista dos dois casos que ocorrem com maior frequência, colocar todos seria uma verdadeira loucura, pois a lista de erros e enganos não tem fim.

A baixo - Ao contrário de alto
Abaixo - Nos outros casos
Acender - Colocar fogo, ligar
Ascender - Subir
Acento - Sinal gráfico
Assento - Onde se senta
Acerca de - A respeito de, sobre
Cerca de - Aproximadamente
Afim - Semelhante, igual
A fim de - Para
Aprender - Adquirir conhecimento
Apreender - Assimilar, vai além de aprender. Apreender envolve um processo aprofundamento acerca de um determinado assunto
Caçar - Perseguir, pegar
Cassar - Anular
Censo - Recenseamento (o trabalho de pesquisa do IBGE)
Senso - Discernimento
Cheque - Ordem de pagamento
Xeque - Movimento de xadrez
Conjetura - Hipótese
Conjuntura - Circunstância, situação
Concerto - Sessão musical, apresentação musical
Conserto - Reparo
Despercebido - Não percebido
Desapercebido - Desprovido
Docente - Relativo a professores
Discente - Relativo a alunos
Emigrar - Sair de um país
Imigrar - Entrar em um país
Eminente - Célebre, respeitável
Iminente - prestes a acontecer
Flagrante - ato de flagrar, pegar no ato
Fragrante - Perfumado
História - Narrativa documental
Estória - Narrativa ficcional
Imoral - Contra a moral
Amoral - Indiferente, sem moral
Inflação - Aumento de preços
Infração - Violação, cometer um erro considerado ilegal
Mal - contrário de bem 
Mau - contrário de bom
Senão - do contrário, a não ser
Se não - Nos outros casos 
Suar - Transpirar
Soar - Produzir som (rufar os tambores)
Tráfego - Trânsito
Tráfico - Comércio ilegal (armas, narcóticos, trabalho escravo)

Estes são os exemplos mais gritantes, mas vou começar a anotar os absurdos conforme minhas aparições nas redes sociais. Vocês vão ficar de queixo caído com a quantidade de erros ortográficos que podem ser encontrados em 20 minutos.

Agora, mais um esclarecimento.Eu sempre pensei que isso fosse claro, mas não é. As pessoas confundem muito SINÔNIMO e ANTÔNIMO. Então vamos lá, com uma explicação bem mamão com açúcar:

Sinônimo - são palavras que possuem o mesmo significado, alguns exemplos:
distante - longe
moradia - casa
automóvel - carro
rosto - face (quem tem cara é cavalo)
certo - correto
zelo - cuidado
engraçado - cômico
morrer - falecer
língua - idioma

Antônimo - são palavras com significados diferentes, contrários. Alguns exemplos:
claro - escuro
bem - mal
vazio - cheio
gordo - magro
economizar - gastar
riqueza - pobreza
largo - estreito

Outro fator de confusão e algumas dessas confusões geram confusões monumentais entre pessoas, quero dizer, brigas e discussões infundadas porque existe uma dificuldade de discernimento e erros de julgamentos.

Estou falando de POLISSEMIA e HOMONÍMIA.

Polissemia são palavras que possuem mais de um significado. Alguns exemplos
manga - fruta / parte de uma camiseta ou camisa
banco - assento / instituição financeira
cabeça - parte do corpo (aliás, duas partes do corpo, uma delas acaba recebendo o popular nome de cabeça, mas o correto dessa outra cabeça é glande) / parte de cima do prego
banana - fruta (quando no feminino) / paspalho (quando no masculino, homem banana, mole)
capital - sede de um país ou região (feminino) / patrimônio, bens (masculino)
cinza - resíduo de combustão (feminino) / a cor cinzenta (masculino)
laranja - fruta (feminino) / otário (masculino)
vigia - abertura (feminino - não é abertura de pernas, para isto damos o nome de espacate) / sentinela (masculino)

Homonímia são substantivos que como a polissemia tem variações semânticas. Vejamos alguns exemplos:
coral - cobra (feminino) / canto em coro (masculino)
estepe - planície com vegetação herbácea (feminino) / pneu sobressalente (masculino)
grama - relva (feminino) / unidade de massa ou peso (masculino)
lama - lodo (feminino) / sacerdote budista (masculino)
rádio - estação retransmissora (feminino) / elementos químico, osso do antebraço, aparelho radiofônico (masculino)

Apesar de ter feito a Faculdade de Letras, na dúvida, eu sempre consulto um dicionário, não custa nada e escrever corretamente, pode não render retorno financeiro, mas impede os outros de tirarem sarro na nossa cara. Contei com a ajudinha de uma revista para pegar os exemplos, pois quando queremos, simplesmente algumas coisas desaparecem das nossas mentes. Portanto, os exemplos foram adaptados.

PORTUGUÊS: o conteúdo que você precisa saber! São Paulo : Editorial Case, s.d. Ed 1. p.3-5

Espero que tenham apreciado.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

O Clube do Imperador - Uma resenha crítica ou review

Como eu não me lembrava mais do filme, fui obrigada a assistir a alguns trechos e copiar e colar a ficha técnica e a sinopse. A resenha, que virá abaixo da sinopse é de minha autoria.

O Clube do Imperador
Título original  The emperor’s Club
Data de lançamento desconhecida (1h 45min) (na verdade, o filme é de 2002)
Direção: Michael Hoffman
Elenco: Kevin Kline, Steven Culp, Embeth Davidtz mais
Gênero Comédia dramática
Nacionalidade Eua
Considerado 4 estrelas pelo público
A imprensa não emitiu comentários

SINOPSE E DETALHES


William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.
Adoro Cinema

Capa do vídeo
A partir do filme “O clube do imperador”, discutir os conceitos:
- “Ética e moral”, no âmbito da instituição escolar, do corpo docente, do corpo discente e da esfera público/social.
1    
         A relação professor/aluno na instituição à o professor ao manipular as notas de um concurso favorece um aluno de moral duvidosa – possui desvio de caráter adquirido ainda no berço – prejudicando outro. A intenção do professor não era prejudicar o outro aluno, foi apenas uma tentativa de resgate oferecendo ao aluno, filho do senador, a chance de ser uma pessoa melhor.
.      
          A relação aluno/instituição à devido ao prestígio do pai do aluno, a instituição sugere que o professor ignore a “falta de caráter” do aluno, ao perceber que este “colocava” um concurso considerado importante na instituição à conivência.
3.  
   A relação escola/sociedade à relação política onde a primeira é sustentada através de doações. Portanto, a lei do favorecimento que mostra exatamente o oposto do espírito da competição: “Que vença o melhor”

Uma revisão dos conceitos de credibilidade. Uma confirmação de que caráter e ética andam juntos. A revanche, 25 anos depois, só frustra ainda mais o professor, pois este novamente cola no concurso com a ajuda do avanço tecnológico.

Ao explicar ao professor os seus motivos, o aluno deixa de forma clara que caráter é algo que não tem a menor importância.

Ética à O momento mais claro em que ela surge, é quando o professor confessa ao aluno a sua falha do passado. Na verdade, a maior demonstração de ética foi dada pelo aluno prejudicado.

Pequena Resenha sobre a "Crítica do Juízo", de Kant

Esta página traz uns exemplos de estruturas de resenhas e uma boa quantidade de exemplos dessas resenhas: Como elaborar uma resenha

Aqui, vamos fazer uma resenha crítica sobre a obra A crítica do juízo, de Kant.

KANT, Emmanuel. Crítica da faculdade do juízo. 3.ed. Rio de Janeiro : Forense, 2012. 390p.

Emmanuel Kant, ou Immanuel Kant, como alguns preferem grafar, nasceu em 1724, na antiga Prússia. e faleceu em 1804 na mesma cidade. O último grande filósofo da era moderna, se dedicou à investigação e aos estudos filosóficos durante toda a sua existência, mantendo como parâmetros de estudos as obras de outros filósofos importantes, como René Descartes, David Hume, Thomas Hobbes, Jean-Jacques-Rousseau e John Locke. Kant escreveu sua grande obra, Crítica da facudade do juízo no ano de 1790. Veio a falecer em 1724, na mesma cidade em que nasceu.

Os filósofos que antecederam Kant, construiram as bases do conhecimento, porém, logo após, Kant fala da análise do conhecimento em crítica da razão pura.

Crítica do juízo é considerada sua obra mais importante. Crítica vem do grego KRISIS, que significa julgar, analisar, daí, o juízo, de julgamento.

No livro Crítica do juízo, ele faz uma análise do belo e do sublime, porém, se utiliza nas análises do juízo de gosto, pois o que é belo para um, pode não o ser para todos.

O juízo é dividido em duas partes: juízo determinante, que significa situar um objeto sob a regra e juízo reflexivo, que é uma análise que parte do objeto para a regra.

O juízo reflexivo se enquadra no juízo de gosto. Juízo é a faculdade de concluir a partir de regras. Tudo isso, para Kant forma a conceito de estética.

Pode-se dizer, portanto, que o conceito de estética é o ato do entendimento (efeito subjetivo) e não a relação recíproca da imaginação e do entendimento considerado objetivamente. Entendimento subjetivo está ligado à imaginação, por isso não é considerado objetivamente. É o prazer estético, desinteressado, desapegado de outro valor que não o prazer de contemplar o belo.


O belo opõe-se ao útil e perfeito, pois ele tem apenas uma utilidade subjetiva.

Chega um determinado ponto, em que é necessário falar do sublime que justamente baseia-se no juízo de gosto, pois é reflexivo. É o prazer combinado entre constrição e desenvolvimento das forças vitais. Não há objeto sublime, só o sujeito que vê é sublime. O sublime está dentro de cada um.


O sublime trabalha com a ideia de grandeza e potência, consequentemente trabalha com a emoção juntamente com a imaginação


quarta-feira, 18 de maio de 2016

As universidades rankeadas no mundo: e a USP está entre elas


Praça do Relógio da USP


A QS (Quacquarelli Simonds) é um dos mais respeitados órgãos relacionados ao rankeamento das universidades mundiais. Este ano, a QS divulgou a lista dos 50 cursos mais respeitados em todo mundo e, surpresa, a USP consta da lista em pelo menos seis áreas: Ondontologia, Linguística e Engenharia eletrônica, sendo superada respectivamente em Linguística e Engenharia Eletrônica por outras duas brasileiras mais bem colocadas, a UNICAMP e a FGV. Em Estudos de Negócios e Gestão, a FGV também supera a USP e outras estrangeiras.

A FGV ainda aparece entre as 51 e 100 posições em Economia e Econometria. Logo, ao lado da FGV, as PUCs (RS e RJ) são as outras rankeadas entre as posições 101 e 150. É importante lembrar que as duas últimas citadas são as únicas particulares brasileiras que constam da lista da QS. Vale dizer ainda que eles costumam divulgar apenas as melhores entre os primeiros 42. Mas entre tantas universidades importantes do mundo, é claro que é uma vitória ver tantos nomes brasileiros, inclusive particulares, que sabemos, pouco ou nada investem em pesquisas - um dos fatores mais relevantes na hora da avaliação.

Entre as 100 melhores do mundo, o Brasil tem 33 áreas bem colocadas:

  • Odontologia - (USP) - 9 lugar
  • Agricultura - (USP) - 26
  • Agricultura - (UNICAMP) - 31
  • Agricultura - (UNESP) - 51 - 100
  • Agricultura - (UFV - Universidade Federal de Viçosa) - 51 - 100
  • Antropologia (USP) - 34
  • Engenharia de Minas - (USP) - 36
  • Engenharia de Minas - (UFRJ) - 51 - 100
  • Engenharia de Minas - (UFRGS) - 51 - 100
  • Arquitetura - ( USP) - 37
  • Arquitetura - (UFRJ) - 51 - 100
  • Veterinária - (USP) - 38
  • Veterinária - (UNESP) - 46
  • Medicina (USP) - 51 - 100
  • Estudos de Negócios e Gestão - (FGV) - 101 - 150
  • Estudos de Negócios e Gestão - (USP) - 101 - 150
  • Educação - (USP) - 51 - 100
  • Engenharia Elétrica e Eletrônica - (UNICAMP) - 51-100
  • Engenharia Elétrica e Eletrônica - (USP) - 101 - 150
Cambridge, no Reino Unido é a grande campeã sendo citada 36 vezes entre as dez melhores, sendo seguida pelas americanas Berkeley e Stanford, com 35 e 33 menções respectivamente. As americanas Harvard e MIT lideram o ranking em 12 áreas cada uma.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Um pequeno exemplo de Redação Dissertativa Argumentativa



Aos estudantes que farão a prova do ENEM, um exemplo de Redação Dissertativa Argumentativa.


Chamamos de Redação dissertativa e argumentativa, quando escrevemos sobre um determinado assunto com uma abordagem crítica pessoal. Para redigir um texto dissertativo e argumentativo, o autor precisa ter lido sobre o assunto, debatido com outras pessoas e, principalmente, ter bons argumentos para defender seu ponto de vista.

Em tempos de divergências políticas, quando as pessoas involuem muito em tolerância, o que precisamos buscar, mais do que nunca, é pela paz, pois seja qual for o posicionamento político, tanto a favor quanto contra o "impeachment", a busca de todos é por uma sociedade mais justa, igualitária e humana. Não vou e nem pretende entrar no mérito da meritocracia, pois este assunto demandaria horas entre rivais e inimigos políticos e até mesmo entre amigos. Não acredito que o momento seja de intolerância e desrespeito, mas de profunda reflexão sobre o quanto temos perdido de amigos por conta de uma situação criada há 16(?) anos por escolhas de pessoas esperançosas fizeram e hoje sofrem as piores consequências.

Abster-nos de responsabilidades é algo que não queremos, mas precisamos de uma união mais consistente, sem a participação de políticos de oposição para termos voz ativa nessa pátria sem pai e sem mãe e, em pouco tempo, sem cidadãos para mostrarmos que somos irmãos num país aonde querem apenas nos separar e provocar ainda mais divergência. Isto, numa pátria que se diz educadora e há anos apenas esfola o professor, prejudica os estudantes, acaba com o poder aquisitivo de um povo inteiro e se autoproclamam incorruptíveis.


Eu sou brasileira, meus amigos são brasileiros, discordamos quanto a questão do impeachment porque alguns defendem novas eleições. O querer desses em nada difere dos demais. É tudo questão de semântica. Pedimos e temos o direito de exigir que tenhamos o direito de nos negarmos a sermos representados por um bando de bandidos.

terça-feira, 10 de maio de 2016

SEJA SEMPRE BEM-VINDO!

A casa é de todos que se aproximam de forma amistosa na busca de informações, aprendizado e evolução; e claro que isso é uma via de mão dupla. Esperamos poder atendê-los em tudo o que precisarem. Estamos sempre nos aprimorando para darmos o melhor de nós para apresentarmos o melhor trabalho sempre visando os melhores resultados. 


Nas páginas seguintes estaremos trabalhando para apresentarmos sugestões, fornecendo dicas relevantes e importantes para as necessidades de cada um. Esperamos surpreendê-los, do contrário, nos sentiremos o próprio tédio.