segunda-feira, 27 de junho de 2016

Intercâmbio: aprendizado e contato com outras culturas

O que é um intercâmbio


Intercâmbio pode ser definido como troca: de cultura, de conhecimento, comercial e até mesmo de diversão. Assim, quando uma pessoa sai de seu país e vai a outra nação, ela está fazendo um intercâmbio. Lembrando sempre que o ponto principal é aprimorar as relações com outros povos, outras culturas e melhorar a compreensão entre as pessoas de vários países e melhorar o grau de tolerância entre as diferenças.


Aprendizado de uma segunda língua, crescimento como ser humano, conhecer outras culturas: um upgrade garantido no seu currículo


Uma pessoa que faz intercâmbio consegue alavancar seu curriculo, além de tornar-se mais confiante, aprender a solucionar problemas, aumentar o dinamismo e agilidade no desempenho de tarefas complexas e ainda recebe um grande bônus, desenvolver a tolerância que está em falta no mundo.

Escapando da rotina, aprendendo e ainda se divertindo


Para quem não tem paciência em fazer um curso de idiomas, nada mais funcional do que conversar com alguém que fala outra língua no dia-a-dia. O intercâmbio funciona como um mergulho num universo completamente diferente. Em contato com outras culturas, interagindo com pessoas que vivem em outros países, facilita o aprendizado e a retenção do vocabulário, pois são 24 horas em contato com o idioma nativo.

A conquista da tão sonhada independência


Viver longe de casa é um aprendizado constante, pois se virar sozinho passa a ser um hábito que provoca a evolução do ser humano. Percebe-se, neste momento, que "estou por conta própria, portanto, preciso me virar, ir à luta. E acredite, você fará um milhão de amigos.

Para sempre, senão ao lado, pelo menos no coração: Amigos


O que leva as pessoas que estão sozinhas em um país com costumes completamente diferentes a se aproximarem, é a curiosidade a respeito um do outro, isso é um espaço aberto para que novas relações sejam construídas, gerando assim, uma maior socialização. É normal ainda, que novas pessoas de outros países se cruzem num mesmo espaço abrindo uma maior rede de relacionamentos. Mesmo com tantos idiomas diferentes, o entendimento acaba acontecendo.

Opções para essa conquista não faltam


Trabalho voluntário, aperfeiçoamento profissional, turismo, aprender outro idioma, estágios, graduação, são muitos entre tantos outros que podem facilitar  a conquista de um intercâmbio e vivenciar a tão sonhada aventura do intercâmbio estudantil. Isso é possível de ser realizar através de programas governamentais. E, claro, isso eu não poderia deixar de dizer. Comece a guardar uma graninha, pois você vai precisar, mesmo que seja um mochileiro.

(Texto totalmente adaptado do original: MOLIN, Rejane Dal. Hora de viajar! Intercâmbio & cursos no exterior. Bauru : Alto Astral, a.1, n.1, 2015, p.4-5)


Nenhum comentário:

Postar um comentário