sábado, 23 de julho de 2016

Tolerância: vítima do preconceito, da arrogância e da projeção

tolerancia-racial-melhor-podemos-conseguir


Por que tanta resistência na aceitação do outro?


Se eu fosse citar uma leitura obrigatória hoje, sem dúvida alguma e sem pensar duas vezes, o escolhido seria "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes", de André Comte-Sponville. Vários motivos me remetem a esta obra atemporal, no entanto, hoje, o que mais me faz lembrá-la é um termo muito utilizado na hora da fala, porém, pouco praticado: a TOLERÂNCIA.

O livro apresenta uma leitura simples, qualquer um pode ler e entender em cada palavra todos os valores indispensáveis ao ser humano e à boa convivência, hoje tão desvalorizados. Vivemos um momento caótico em várias esferas da sociedade, no mundo inteiro. E o que mais chama a atenção, é justamente a falta de tolerância existente entre pessoas, mesmo no círculo familiar.

Política separa amigos, religião é motivo de piada, aparência é algo que separa o rico do pobre, a cor da pele é impedimento de melhoria da condição de vida, deficiência física e mental são tratadas com piadas de mau gosto pelas pessoas e com descaso pela classe médica. E por aí vai. A lista é imensa. Não posso deixar de falar sobre o fundamentalismo e o radicalismo clamado a plenos pulmões daqueles que aterrorizam o mundo matando inocentes em nome de um Deus apocalíptico.

No livro citado, a TOLERÂNCIA é a décima-terceira grande virtude, e ali está grafado:

 'O direito ao erro só é válido a parte ante; uma vez demonstrado o erro, este deixa de ser um direito e não dá direito algum: perseverar no erro, a parte post, já não é um erro, mas uma falta.' (pg. 174)
'Por isso chamamos de tolerância o que, se fôssemos mais lúcidos, mais generosos, mais justos, deveria chamar-se respeito, de fato, ou simpatia, ou amor...' (pg. 188)
É muito comum assistirmos ou mesmo participarmos de grandes movimentos levantando faixas com os dizeres "É preciso aceitar as diferenças!", porém, isso me intriga, pois muitas vezes, o ser falante, autor dessas frases de efeito nem sequer parou para pensar no que está dizendo e defendendo. Quer dizer, é algo feito no automático porque está na moda. Na maioria dos casos, não existe a reflexão necessária a respeito do assunto.


Não se parece comigo, portanto, me agride


A existência da diversidade, traz consigo um certo grau de tensão, sendo assim, a agressividade sempre está presente diante do diferente. O diferente tira o outro da sua zona de conforto. É como se de repente, ao se deparar com aquilo que é tão inusitado provocasse uma catarse de sentimentos estranhos, controversos, e, portanto, inaceitáveis à cultura já conhecida. É desconsertante e desconfortável olhar para o outro e ver algo tão diferente. Isso desestrutura todo um conceito já pronto. Mexe com a realidade conhecida e já estabelecida.

Dia Internacional da Tolerância

Houve um tempo, há milênios de anos, espartanos jogavam deficientes num precipício, hoje, americanos destroem casas muçulmanas, enquanto Hitler, dizimou nações inteiras por conta da crença na raça? ariana. E no Brasil atual, amigos deixam de se falar por possuírem opiniões políticas contrárias.

Não podemos, de forma alguma, nos esquecer que a ONU, desde seu início, tem como um dos seus principais objetivos fazer valer  e reafirmar a fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.

Não adianta falar em direitos humanos se na essência essas palavras causam enjoo. Do preconceito e da intolerância, nasce também a hipocrisia. Mente e coração precisam estar unidos em prol de algo maior. A tolerância é antes de tudo, o respeito pelo outro, pelas diferenças, pela diversidade.


Tolerância e coexistência


A única forma de habitarmos o mesmo espaço, o mesmo planeta, está em cohabitar. Quando não aceitamos e não nos mostramos abertos a esse preceito, os diversos grupos, sejam eles raciais, sexuais, religiosos, permanecerão em conflito constante. Esses conflitos, onde um quer derrubar o outro, geralmente pelo uso da força é que provocam as grandes tragédias.

Que este post de hoje tenha ao menos uma utilidade, a de levar as pessoas a um momento de reflexão. Pela TOLERÂNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário